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Como Usar o Gatilho Mental Da Curiosidade

 

Olá amiga(o)! Você já ouviu falar em gatilhos mentais? Um dos mais poderosos é o gatilho mental da curiosidade! Acredite, esse gatilho serve para ajudar a alavancar suas vendas.

Sabe aquele empurrãozinho que o cliente precisa para comprar de você?

Pois é, esse gatilho pode fazer esse papel!

Esse mecanismo, é uma ferramenta de convencimento que levar sua audiência a entender que seu serviço ou produto é a melhor solução!

Pegue a visão! Quero que entenda que o gatilho da curiosidade e assimile com situações que geram essa curiosidade e ver que a Copy deve ser associada com esses gatilhos!

 


Mas o que é Gatilho Da Curiosidade? 

gatilho mental é um acionamento do cérebro que serve como ?desculpa? para você decidir algo. 

Todo gatilho mental pode ser acionado através de termos, frases e até por gesticulação e isso, pode levar uma pessoa sem um propósito, a tomar uma decisão.

Esse gatilho mental é usado como forma de persuasão desde sempre porém nem sempre perceptível, mas é com todo embasamento científico.

O educador e economista americano George Loewenstein, mostrou em estudo que quando tem algo que queremos muito saber, nós buscamos as informações necessárias para preencher esse espaço vazio no nosso conhecimento. 

Essa é uma Teoria chamada do Gap de Informação (Gap é o espaço que falta no conhecimento).Esse é o motivo do gatilho mental da curiosidade funcionar perfeitamente bem, seja no marketing tradicional ou digital.

 

Esse poderoso gatilho, chama a atenção das pessoas, e cria a necessidade delas quererem saber mais. Sabendo utilizar essa forma estratégica, o gatilho mental da curiosidade vai contribuir no impulsionamento de suas vendas, pois ele também aciona a sua vontade de adquirir algo, comprar algo.

 

Como devo usar o gatilho da curiosidade?


O gatilho da curiosidade se torna mais eficaz quando está associado a algo que gera polêmica ou controvérsia.

Um exemplo clássico, é quando você se depara com um anúncio como esse:

?Perca 5 kg em 30 dias, sem deixar de comer o que mais gosta e sem sair de casa?.

O sentimento da curiosidade está estampado, frases como esta também possuem o gatilho da especificidade, que é mais um tipo de gatilho mental usado no marketing digital.

Textos de alto impacto que possuem o gatilho da curiosidade induzem o leitor a tomar a ação para saber mais informações sobre o que estava sendo proposto, então a pessoa acaba clicando para saber mais.

Toda essa curiosidade faz parte da natureza humana, contudo, mesmo as pessoas com vasto conhecimento nessa técnica de persuasão podem se deparar com um texto desses e acabar sendo atraídas.

Esse é um dos motivos que todos precisam utilizar os gatilhos mentais em seu trabalho, seus anúncios.

Outro exemplo:

?Conheça a técnica para gravar vídeo profissional em 4 passos?.

Nesse exemplo. foram usados os gatilhos mentais da simplicidade e da curiosidade.

Acaba sendo gerada a vontade de saber como gravar um vídeo profissional onde a pessoa acaba clicando para saber,isso acontece de forma muito simples: em apenas 4 passos.

Como gerar a curiosidade?


Uma forma eficiente de gerar o gatilho da curiosidade em sua audiência é mostrando o resultado que ele deseja alcançar.

Vamos imaginar que você é um afiliado de produtos digitais do nicho de ?Ganhar Dinheiro?. 

Não é dificil imaginar que o que esse público quer é aprender a ganhar dinheiro!

Uma maneira de gerar curiosidade em seu público, para que eles queiram entender sobre o produto que você vende, basta mostrar depoimentos e casos de clientes que alcançaram o objetivo de ganhar dinheiro com o seu produto (sendo esse,um gatilho de prova social).

Para gerar curiosidade, é possível usar a controvérsia, que pode ser muito interessante.

Basta despertar a atenção do seu público-alvo iniciando pelo título do conteúdo, com um tema bem controverso. 

Lembre-se que, por mais que você de uma exagerada no título para chamar a atenção para o clique, jamais conte mentiras, devido ao risco de perder toda a credibilidade que você tem.

Para gerar a curiosidade e fazer a pessoas clicar para ler ou ver seu conteúdo, diga para ela não clicar e é o que ela irá fazer.

Você já pode ter visto aquelas pegadinhas na rua onde está escrito "não olhe" acima de um buraco.

Não dá outro resultado, as pessoas que percebem a placa, ficam curiosas e acabam olhando e levando uma torta na cara.

Acredito que agora ficou claro o poder do gatilho mental da curiosidade.


Exemplos De Frases Que Geram Curiosidade


Temos agora alguns exemplos de frases que geram curiosidade.

Em geral, essas frases sempre vêm acompanhadas de depoimento de pessoas que usaram e tiveram resultado com o produto, junto com um anúncio e um link para você comprar.

As frases que geram curiosidade são usadas, principalmente, no título do post, do anúncio, do e-mail ou onde mais você for se comunicar com o seu público. Confira algumas dessas frases.

?Os 10 primeiros que adquirirem o produto X vão ganhar um brinde exclusivo?.

?Fórmula para emagrecer e secar barriga vira febre em São Paulo?.

?Método secreto para perder peso?.

?Perca 10 kg sem deixar de comer o que gosta?.

?Quase ninguém sabe...?.

?O verdadeiro motivo??.

?Vou te contar a verdade que ninguém fala sobre??.

?Mitos e verdades sobre??.

?Caso você esteja fazendo isso, está perdendo dinheiro?.

?Essas irmãs tiraram a mesma foto durante uma década. Tente não chorar com a última?.

Esses tipos de frases, podem ser usados em artigos de blog, posts de redes sociais, anúncios, e-mails?

Claro, é importante adequar a linguagem ao seu público.


Qual a relação da copy e o gatilho da curiosidade?


copywriting (ou copy) é uma maneira de escrever de forma persuasiva, com convencimento e leva as pessoas a tomar uma ação!

O uso dos gatilhos mentais na criação de uma copy é fundamental pois eles mudam na maneira como as pessoas agem.

Não é novidade que os gatilhos mentais fazem parte da construção da escrita persuasiva, especialmente no marketing.

Para quem é das antigas vai lembrar da mala direta, que eram aqueles panfletos de venda direta, que chegavam até nós através dos Correios.

Desde aquela época, já era usado o gatilho da curiosidade!

Uma forma que faziam era enviar um envelope em branco sem remetente, gerava curiosidade para saber quem mandou e o que tem dentro.

Caso no envelope estivesse escrito o nome de alguma empresa, a pessoa poderia não abrir e descartar, pois percebia que se tratava de propaganda

Agora quando alguma marca trabalhava o gatilho da curiosidade e enviava suas correspondências sem remetente, era muito maior o número de pessoas que abririam o envelope e as chances de conversão eram maiores.

Nunca existiu uma forma de calcular a taxa de abertura dessas correspondências, mas com certeza seria muito alta com essa estratégia.

Muito parecido hoje, é no e-mail marketing.

Contudo,atualmente, o gatilho da curiosidade normalmente é utilizado já no título do e-mail, despertando a vontade da pessoa a clicar e ler e a mensagem seja transmitida.

No copywriting, o gatilho da curiosidade serve para persuadir o público a clicar no e-mail, no vídeo, no link ou em qualquer outro local.

Aqui no blog temos um artigo sobre esse tema, onde você pode aprender tudo sobre gatilhos mentais poderosos para vendas.

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